Mendesca Home Office

A sua empresa não precisa sofrer com o home office

Trabalhar em conjunto e ter acesso à informação de forma clara e fluida, é essencial para superar os novos desafios

A forma como lidamos com trabalho, mudou completamente nas últimas semanas. A pandemia causada pelo coronavírus, impactou diretamente em nosso modelo de trabalho.

Infelizmente, muitas empresas não estavam preparadas para a implementação forçada do home office. Seja por falta de tecnologia, conhecimento ou organização a adaptação ao modelo remoto não foi nada fácil para muitos.

É uma situação difícil tanto para a empresa, quanto para os colaboradores, que também não estavam acostumados com o novo modelo.

Podemos tirar um ponto muito positivo em toda essa história, pois agora o seu negócio, finalmente, está inserido na principal tendência do mercado: o trabalho remoto.

A Mendes CA trouxe algumas dicas para a sua empresa não sofrer durante o home office. Confira em nosso artigo!

Ambiente

O ambiente onde trabalhamos é o primeiro fator para ditar o nosso ritmo. Assim como em um espaço físico na empresa, o profissional precisa ter toda a estrutura necessária para executar o seu trabalho.

Quando falamos de ambiente, estamos nos referindo a equipamentos, ferramentas, localização e quem o cerca.

Estabelecer um ambiente que lhe possibilite permanecer focado, sem interrupções frequentes, irá colaborar diretamente em seu desempenho. Seja com a sua garrafa com água, aquele cafezinho e todos os seus objetos auxiliares, vão permitir desenvolver seu trabalho sem aquela “escapadinha” involuntária.

Organizar-se com antecedência também faz toda a diferença. Se você for preparar o seu almoço, tente deixá-lo pronto com no máximo 1 dia de antecedência, por mais que nós saibamos que nem sempre é possível, mapeie os dias de maior pico no fluxo de trabalho e então se antecipe.

Converse com quem convive com você, jogue limpo e diga as suas necessidades para desenvolver o seu trabalho. Estabeleça uma rotina, parecida com à do trabalho, e mostre os benefícios que vão impactar na vida da família.

Otimização

Cada negócio possui as suas ferramentas essenciais para a operação das tarefas, mas há alguns softwares que podem auxiliar a sua produtividade.

Confira alguns e seus benefícios:

Slack

Um app disponível tanto para versão mobile, quanto para desktop (podendo até ser acessado no navegador). O objetivo do Slack é a troca de informações entre os seus colaboradores de diferentes setores, onde a organização é mantida através de várias ferramentas presentes. Você ainda consegue ter métricas de resultados alinhados ao bom desempenho da sua empresa.

Marinara: Pomodoro

Uma extensão para Google Chrome focada na prática do pomodoro. O pomodoro é uma prática que tem como objetivo o seu foco com pequenas recompensas.

São 25 minutos de trabalho para cada 5 minutos de folga. A extensão ainda permite que você bloqueie alguns sites durante o período de trabalho.

Mailbird

O app permite que você consiga gerenciar mais de uma conta de e-mail e organizar os assuntos na sua caixa de entrada de forma mais inteligente, priorizando aquilo que mais importa.

Todoist

Um belo gerenciador de tarefas para a sua rotina! O sistema se baseia na criação de listas de tarefas, que são classificadas de acordo com sua importância, prioridade e tempo de execução.

Você consegue acessá-lo através do navegador e por app.

Stop

A pausa é sagrada! Na “firma” aquele momento do cafezinho é primordial, por que na sua casa seria diferente?

Além da pausa para o almoço, ter pequenos momento de descompressão, fará com que a sua produtividade seja cada vez maior. Trabalhar de forma ininterrupta, cobrará as suas consequências mais tarde (e esse mais tarde pode ser à noite).

Tudo bem se em alguns dias você não se sinta produtivo, afinal, ninguém é uma máquina, né?

O importante é criar métodos e hábitos para que a nossa rotina seja fluida e saudável.

Conclusão

Para obter resultados satisfatórios de produtividade em sua empresa, mesmo em tempos de home office, é preciso oferecer estrutura.

Estabeleça métodos e acompanhe os indicadores. Busque entender o motivo de cada resultado, seja positivo ou negativo, pois só assim o seu negócio irá se adaptar ao modelo remoto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *